sábado, 4 de julho de 2009

MOLTMANN NO BRASIL
Apparecido Maglio
Jürgen Moltmann foi um dos teólogos que mais influenciaram a teologia na segunda metade do século XX, com sua “Teologia da Esperança”[1] e continua um dos expoentes teológicos que, ainda neste século XXI, atrai estudiosos protestantes e católicos. Esteve, nos dias 27-31 de outubro, visitando o Brasil, passando pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Na Universidade Metodista em São Bernardo do Campo fez conferências, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” e lançou um novo livro. Sua adesão ao cristianismo se deu quando era prisioneiro dos ingleses na segunda guerra mundial. Nesse mundo de sofrimento e pela tristeza das conseqüências da guerra, principalmente quando soube do absurdo que seu governo alemão praticava nos campos de concentração, estava deprimido e desesperançado. Lendo a Bíblia que recebera de um capelão inglês, foi tocado ao ler o Salmo 39. Depois lendo no evangelho de Marcos as palavras de Jesus na Cruz “Deus meu por que me desamparaste?” Ele testemunha: “naquele instante e naquele lugar, no escuro buraco de minha alma, Cristo me achou”[2]. A partir de sua experiência de sofrimento de guerra e de prisioneiro como também na experiência com outros prisioneiros, Moltmann viu quanto vale a esperança na vida humana. Começou a estudar teologia. Quando volta para seu país continua seus estudos teológicos torna-se pastor e professor de teologia.
Visitou várias vezes a América Latina, o Brasil em 1977. Sua obra inspirou Rubens Alves que já vinha desenvolvendo nos Estados Unidos seu trabalho de doutorado, “A Teologia da Esperança Humana” que originalmente chamava de “Teologia da Libertação”, usando pela primeira vez este título antes dos teólogos da libertação. A teologia da libertação pode ser considerada um desdobramento da obra de Moltmann. Em todo caso, depois de mais de cinco décadas de “Teologia da Esperança” havia muita ansiedade para ouvir o seu autor, agora com 82 anos, o que tinha a dizer sobre a esperança. Não decepcionou. Continuou falando do valor da esperança na vida cristã: “Com o futuro de Cristo, queremos dizer um futuro que já se torna presente, sem, todavia, deixar de ser futuro”;[3] “Quando morrermos, sabemos que do outro lado da margem do rio está Jesus. Ele nos espera para a festa da vida eterna.”[4]
A teologia da esperança tem a dizer sobre a vida presente e sobre a vida futura numa perspectiva escatológica em que “Deus será tudo em todos”, I Co 15.28. A escatologia não está fundada em predições mas em promessas de Deus. No Antigo Testamento, o Eterno Deus desce e toma parte no destino de seu povo, visando conduzi-lo à libertação no êxodo-schechinah e no exílio-schechinah. No Novo Testamento a teologia cristã do schechinah se traduz na presença de Deus em Jesus Cristo e no Espírito Santo que são respectivamente a promessa divina que se encarnou e a presença espiritual do Deus vindouro[5]. A ressurreição de Cristo é a promessa definitiva e universal de recriação de todas as coisas, II Co 1.120, Ap 21.5. Toda nova criação e ressurreição já começou com a ressurreição de Jesus. Quando Deus vem a nós através de Jesus: “Jesus vive e nós somos chamados com ele para fora de uma vida que conduz à morte e para dentro de uma vida verdadeira, uma vida nova, que supera a morte”[6]
A esperança num futuro alternativo nos coloca em atitude de oposição, tanto ao presente no qual estamos quanto às pessoas que se vêem atreladas a ele também. “O fundamento da esperança não é utopia ou investigação das possibilidades futuras, mas novo começo e o começo do novo aqui e agora”.[7] Ela nos mantém como seres insatisfeitos, inquietos e abertos até a chegada de Deus. Somente no horizonte escatológico de esperança o mundo manifesta-se como história.[8] O que Moltmann quer dizer é que já vivemos o futuro em Cristo numa atitude de esperança já construindo espaços de nova vida num mundo de morte e sofrimento, pois a vida eterna já começa em Cristo e em nós, vivendo assim uma vida autêntica que não aceita a situação presente no mundo. Mas tendo esperança num mundo futuro recriado poder Deus, já construímos espaços desse futuro nesta vida como sinais do mundo a ser recriado que será a plenificação do reino de Deus.[9]
Moltmann fala também do fim do cristianismo cultural, principalmente na Europa atual. Ele diz que o fim desse tipo de cristianismo conduz ao renascimento da igreja de comunidades voluntárias, autônomas, como a experiência da igreja confessante que contrariamente à igreja alemã, se opôs ao regime nazista. Sendo assim o novo estilo comunitário de igreja comunga com outros grupos comunitários de toda parte e se torna uma sociedade religiosa entre outras na sociedade moderna e se vê como uma comunidade com uma missão universal a todas as pessoas.[10] Em uma de suas palestras ele disse que a tão chamada pós-modernidade morreu no século XX. Hoje na Europa poucos falam em pós-modernismo, pois preferem falar em sociedade pós-secular por causa da religiosidade pluralista sem o cristianismo cultural.





































[1] Teologia da Esperança, Estudos sobre os fundamentos e as conseqüências de uma escatologia cristã, Ed. Teológica e Edições Loyola.
[2] Vida, Esperança e Justiça – Um Testamento Teológico para a América Latina, São Bernardo do Campo, Editeo, 2008.
[3] Idem, pg 25.
[4] Idem, pg 22.
[5] Idem, pg 30 e 31.
[6] Idem, pg 57.
[7] Idem pg 33.
[8] Idem, pg 32.
[9] Moltmann, Trindade e Reino de Deus, Editora Vozes, Petrópolis, 2000.
[10] Vida, Esperança e Justiça, pg 35.

Um comentário:

  1. Ola Apparecido!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir